TONDELA ANDEBOL CLUBE

Minis, Iniciados, Juvenis, Juniores e SENIORES - ANDEBOL
Academia de Formação e SENIORES - FUTSAL

sexta-feira, dezembro 04, 2009




CAMPEONATO NACIONAL SENIORES MASCULINOS
3.ª DIVISÃO – 1.ª Fase


Pavilhão Municipal de Nelas, 28 de Novembro, 15:00 horas.


ABC NELAS: Daniel Pinto e Alex Oliveira (GR), Viriato Fernandes (1), Diogo Ferreira (4), Renato Pereira, Avelino Matos (3), João Freirinha (4), João Fernandes (10), Luís Correia (1), Luciano Silva (2), Tiago Barata, Luís Ferreira (6) e Vítor Rocha.

Treinador: Luís Cardantas


TONDELA AC: André Coimbra, Rui Sousa, Bruno Bernardes e Dany Santos (GR), Eduardo Martins (2), Gilberto Coimbra, Bruno Henriques, Júlio Fernandes (7), Alexandre Matos (6), Jorge Horta, João Carmo (5), João Marques (6) e Marco Oliveira (6).

Equipa Técnica: Bruno Rebelo / Nasko Apostolov

Fisioterapeuta: Carla Almeida


Ultimo jogo da primeira volta e logo com um dérbi distrital. A equipa tondelense vinha de duas vitórias seguidas e moralizadoras e em contrapartida os nelenses vinham de uma série de 9 derrotas consecutivas.

A equipa do Tondela deslocou-se a Nelas com a sua equipa bastante desfalcada, com a ausência entre outros de Luís Nunes, Luís Laranjeira e Carlos Viegas. Para colmatar as ausências compareceu com quatro guarda-redes e um jogador júnior para completar o plantel.

O ABC Nelas entrou melhor em campo, mais concentrados e com uma boa eficácia no seu ataque, atingindo os 4 golos de vantagem logo nos primeiros minutos de jogo. Aos 8m15s a equipa técnica do TAC dada a desconcentração dos atletas, viu-se obrigada a pedir um desconto de tempo para por cobro ao ritmo avassalador do Nelas e acima de tudo para reorganizar a sua equipa. Mais uma vez um time-out pedido no momento certo pois os tondelenses conseguiram em apenas 5 minutos recuperar da diferença de golos igualando a partida aos 12m50s. A partir daí o jogo foi sempre equilibrado com vantagem para o TAC que chegou ao intervalo a vencer por um golo de diferença (14-15).

Na segunda parte tudo se manteve, apesar de alguma virilidade da equipa da casa, com empurrões, constantes puxões, e algumas entradas mais violentas. Com esta atitude conseguiu manter o resultado equilibrado e já perto do final do encontro conseguiu finalmente passar para a frente do marcador. Os últimos 5 minutos foram disputados a um ritmo alucinante, com golos constantes de ambas as equipas. No último minuto de jogo o TAC consegue igualar o marcador, na resposta o ABC tenta esgotar ao máximo o tempo de jogo até conseguir alcançar o tento da vitória, no entanto a defesa tondelense foi implacável obrigando a equipa visitada a cometer um erro fatal com um remate para fora e de imediato a sua dupla técnica solicitou um pedido de desconto de tempo a apenas 17 segundos do final da partida.

O jogo estava ao rubro e a incerteza final era uma constante dentro do pavilhão, certamente que Bruno Rebelo e Nasko Apostolov solicitaram aos atletas que o tempo teria que ser todo esgotado para que o adversário não pudesse ainda tentar novo ataque, pois o empate já valia 2 pontos preciosos, mas que a vitória estava já ali e tudo teriam que fazer para alcançar o golo. O reatar do encontro foi perto da linda de meio campo e depressa a defesa nelense faz duas faltas consecutivas para tentar ao máximo não sofrer golo, novamente a concentração demonstrada nos últimos jogos veio ao de cimo e os atletas tondelenses executaram na perfeição o livre de 9 metros e Júlio Fernandes com uma chamada a pés juntos saltou mais alto que a defesa e com um remate forte e picado a apenas 3 segundos do final faz o justo golo da vitória para os tondelenses.

Vitória difícil e muito suada, mas acima de tudo completamente merecida pelo que fez e trabalhou durante todo o encontro, ficando um sabor a pouco dado que ainda na primeira parte poderiam ter dilatado a vantagem, mas algumas falhas defensivas e ofensivas durante todo o jogo tornaram complicado o triunfo final.

No final do encontro apenas realçar a atitude menos digna de um ou outro atleta da equipa da casa que não souberam ter fair-play, aliás demonstrado durante todo o jogo, inclusive nas bancadas por dirigentes com grandes responsabilidades no clube, enfim é pena que assim seja e que só os dirigentes do Tondela sejam alvos de inquéritos.


A presença da VISEU TV que transmitiu o encontro é sem duvida uma mais-valia na divulgação da modalidade e das equipas da nossa região.


Todavia conta mais uma vitória importante para a equipa tondelense, que vai no próximo sábado defrontar o actual líder do campeonato numa deslocação que se prevê bastante complicada a Castelo Branco onde defrontará a AD Albicastrense. Esta equipa tem um ataque demolidor com uma média de 34,5 golos por jogo contra uma média de 28 golos por jogo do Tondela. Impressionante e que demonstra bem o potencial desta equipa.

Este vai ser o primeiro jogo de uma série alucinante de encontros em apenas 8 dias:


(05/12 – 18h) AD Albicastrense – Tondela AC (Campeonato)

(08/12 – 17h) Tondela AC – ADC Benavente (Campeonato)

(12/12 – 17h) Ac. Viseu FC – Tondela AC (Campeonato)

(13/12 – 19h) Tondela AC – ADRE Palhaça (Taça Presidente da Republica)


Em relação à dupla de arbitragem que viajou de Viseu, esteve bastante discreta e serena para a sua normal forma de arbitrar. No entanto cabe-nos salientar a esta dupla jovem do nosso distrito, que a apitar assim certamente poderão ir muito mais longe, pois demonstraram acima de tudo mais compreensão e humildade, porque o resto eles sabem. Parabéns pela arbitragem e esperamos que mantenham esta postura para o bem do andebol e para a sua evolução nos quadros de arbitragem nacional. Pois não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.


Agradecimento especial ao Município de Tondela, à Junta de Freguesia de Tondela e de Vila Nova da Rainha, e ao Grupo Rui Costa e Sousa & Irmão, SA pelo permanente apoio à equipa sénior de Andebol.

5 comentários:

Precioso Deleite disse...

É uma pena quando não se tem consciência, ou medo da verdade.
Assisti a este jogo e sinceramente não vi por parte do Nelas qualquer tentativa de "agressões" ou de jogo duro. Vi sim uma equipa, o ABC, jogar mais entrosada e com fio de jogo, não fosse terem perdido a concentração nos momentos mais cruciais. Vi sim, o Nalas, a desperdiçar oportunidades de golo, que se não tivessem acontecido o Tondela tinha sido derrotado pela diferença de 4 ou 5.
Atitudes incorrectas?
Existiu uma por parte de um senhor jogador do Tondela, que no final do jogo, tem o "fair play" e o "brio" de chamar de filho da puta (perdoem as palavras) um jogador do Nelas. Tudo isto com a anuência e defesa do seu treinador. Este jogador deveria ter sido, de imediato, chamado à atenção pelo seu responsável e castigado pelos responsáveis do clube.
Se esta equipa tem assim um mau ganhar, imaginem quando perdem.

Precioso Deleite.

Anónimo disse...

Apenas poderei dizer ao Sr. Precioso Deleite que qualquer duvida que V.Exa tenha em relação a este jogo, quem poderia ter sido derrotado por 4 ou 5 golos, quem tratou mal quem, quem teve a anuência e total apoio de técnicos e dirigentes em relação a mau comportamento dos seus atletas e má educação, poderemos facultar-lhe a cópia vídeo integral de todo o jogo e aí sim V.Exa vai tirar as suas próprias dúvidas... vai ser surpreendido certamente por tudo, inclusive pela voz de alguém com responsabilidades no ABC que todo o jogo, gritou, barafustou e até mal tratou os nossos atletas.
Nós não temos mau ganhar, vocês sim têm muito mau perder, pena esse mau perder ser só reflectido com o Tondela, pois certamente contra as outras equipas metem a viola no saco e nem a boca abrem.

Anónimo disse...

este jogo foi uma autêntica vergonha com o árbitro a dar a vitória ao tondela quando marca aquele passivo no final qunado o abc estava a atacar a baliza..... e se existiu alguém com atitudes menos dignas foram os jogadores do tondela

Anónimo disse...

Tenho dúvidas da autoria do último comentário. Cheira-me a veneno. Meus amigos, O jogo já acabou. Hoje ganham uns, amanhã outros. É assim a vida. Felicidades aos 2 conjuntos. Abraço do Coração do Dão. Boas Festas.

Precioso Deleite disse...

Senhor anónimo:

A sua máquina deve ser diferente de outras. Umas filmam e fazem-se montagens. Outras filmam tudo... e não merece mais comentários.....